Instituições que ajudam
Associação Portuguesa de Apoio à Vitima
É uma organização sem fins lucrativos e de voluntariado, que apoia, de forma individualizada, qualificada e humanizada, vítimas de crimes, através da prestação de serviços gratuitos e confidenciais.
Possuem um alinha telefónica de informação e apoio a vítimas – 707200077
Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG)
É uma instituição governamental para a promoção da igualdade e direitos e oportunidades das mulheres. Possuem um gabinete de informação e consulta jurídica e uma linha verde de informação a vítimas de violência doméstica – 800202148 PSP / GNR
Estão disponíveis 24 horas por dia, todos os dias da semana. Recebem as queixas e encaminham para instituições de apoio e hospitais. Dirigem-se á residência da vítima quando recebem uma chamada, com pedido de ajuda.
GNR de V.N.Famalicão: 252 323 281
PSP de V.N.Famalicão: 252 373 375
Tribunal / Ministério Público
Cabe ao Ministério Público dar sequência ao processo de uma queixa e adoptar medidas de protecção das vítimas.
Instituto de Medicina Legal – As vítimas devem dirigir-se ao IML para realizar exames médico-legais que constituirá como prova importante no processo. Estas delegações recebem igualmente as queixas-crime.
Linha Nacional de Emergência Social
Dirige-se a todo o cidadão em situação de Emergência Social (pessoas vítimas de violência doméstica; crianças e jovens em perigo; pessoas em situação de sem-abrigo; idosos em situação de abandono).
É um serviço gratuito, de âmbito nacional, que funciona 24 horas por dia, 365 dias por ano - 144
Esta linha pretende divulgar junto das pessoas idosas informação sobre os seus direitos e benefícios em diversas áreas. Funciona todos os dias úteis das 09h00 às 17h00 existindo um gravador de chamadas fora deste horário. A chamada é gratuita - 800 20 35 31
https://violenciasnosidosos.blogs.sapo.pt/2335.html